Uns incautos podem dizer até que é chute. Pausa. Não seriam mesmo os incautos. Os leigos. Esses em economia. O petróleo é uma maldição? É o que agora leio nesta manhã de domingo chuvosa. Tudo parado. O silêncio lá fora é de gritar por palavras para ser entendido. Sigo em frente. Vou para outro parágrafo.
Em 2014, portanto, há dois anos, o cientista político americano Michael Ross, autor do livro a “Maldição do Petróleo”- tenho-o agora nas mãos e diante dos olhos – ,como o próprio título diz, acha que sim: o dinheiro fácil do petróleo nos tempos de alta tende a exacerbar as características negativas dos sistemas políticos vigentes.
E exemplifica com casos como a Rússia – Putin se acha o dono do mundo -; Venezuela – o populismo virou uma praga no regime chavista – e, como não poderia deixar de ser, o Brasil. Nunca antes na história deeste país, como agora acontece com Dilma e aconteceu – continua acontecer – com Lula, a corrupção esteve tão em alta. A Petrobrás apodreceu de tanta corrupção e espalha essa praga por todos os cantos do país.
O homem – Michael Ross – sabe das coisas. E muito. Nada de profecia.