A FAZENDA

A FAZENDA

(um texto de J.M.Victor)

Os governadores Pedro Moreno Gondim e João Agripino filho nunca escreveram um livro, mas os seus nomes ficaram registrados nos livros da história política da Paraíba. Pedro é reconhecidamente um grande estrategista, e João o cavaleiro da honestidade. Esse até parecido fisicamente com o cavaleiro da triste figura. A história foi contada por Um companheiro do Conselho Estadual de Cultura. Ele me confirmou que numa reunião, João Agripino iniciou assim:

Não aceito que secretário de Estado faça alguma coisa errada!

Um dos que estavam presentes levantou-se e disse:

Eu não faço errado nem que o senhor mande!

Acabou a reunião.

José Cavalcanti que foi um grande prefeito de Patos me contou na sua residência da praia do Bessa, que certa vez o governador Pedro Gondim, sobrevoando a região das espinharas , perguntou ao seu assessor de quem era a fazenda abaixo. O auxiliar respondeu que era a cidade de Quixaba. Sendo o governador responsável pela emancipação política do município, respondeu apenas:

- Nunca mais cometerei um crime desse.

O meu tio Edmilson Mota que foi um dos melhores prefeitos de Patos me contou que viajando com Pedro Gondim e João Agripino em 1982, quando eles eram candidatos respectivamente a senador e deputado federal, ouviu no caminho para cidade de Mãe D’água, o seguinte diálogo entre os dois: João Agripino observando o caminho olhou para Pedro e disse:

- Quanta pedra…

E Pedro Gondim sem rodeios:

- Só tem pedra…

João Agripino tossiu e acrescentou:

- Só dá para vir pedir votos…

Pedro deu o veredito:

- Não dá nem para vir agradecer.

E continuaram no caminho poeirento tossindo durante todo o percurso.

A propósito, encontrei na minha biblioteca um livro de João Agripino quando ele era ministro do Tribunal de Contas da União.

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


× três = 18

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>