A Morena  não atirou flores para Iemanjá

A Morena não atirou flores para Iemanjá

Um dia, lembro-me bem, a Morena que não estava enfeitada de rosas e rendas não dançou nem pediu para dançar no dia de Iemanjá.  Mas senti que dançava na beira do mar num dia outro de 08 de dezembro. Sorri muito nesse dia. Iemanjá,  lá do alto,  também sorriu. Mais que isso: gargalhava de alegria!

Iemanjá tem muitos filhos e filhas. Nem todos, porém, são filhos e filhas de santos da santa. Nem todos os filhos de santos, repito, tem irmãos santos também. Nem pai santos.

Os pescadores creem na sua padroeira assim como os motoristas não creem tanto assim no padroeiro deles. São Cristóvão. A crença em Iemanjá ver-se nos olhos e  nos gestos e nos presentes que os seus filhos atiram no mar.

Vaidade. Iemanjá é vaidosa. É mãe. É Mulher. São muitas as  flores que ela recebe. Mais que isso: bijuterias (alguns oferecem verdadeiros tesouros, nada de bijuterias), vidros de perfumes, sabonetes e comidas.

Espelhos. Esses não podem faltar. Embora não precise. Iemanjá usa os espelhos da  água salgada para refletir. Muitos espelhos ela também recebe. Mas, por menor que o espelho seja, ofertados com amor, Iemanjá reflete sobre esse presente recebido.

A Morena também não atirou flores pra Iemanjá. Nem levou perfume para Iemanjá. Não que tenha dado um branco nela, pois nesse dia  nem branco ela vestia. Ela sabe que Iemanjá não precisa de presente nem de passado. Futuro menos ainda. Para os seus filhos, sem Esse S, Iemanjá é eterna!

Dizem ainda que se os presentes a ela ofertados não forem aceitos o mar os devolve as praias. Presentes sem futuro. Iemanjá, a devolvidos às areias brancas da minha Tambaú! Não levamos presentes para Iemanjá. As nossas presenças foram suficientes. Nem também amanhecemos devolvidos às areias brancas de Tambaú.

Salve todas as Nossas Senhoras! Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria! Todas são Iemanjá!

 

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


× quatro = 20

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>