A PALAVRA GLAMOUR

A PALAVRA GLAMOUR

Sempre me preocupei com a origem das palavras.   Pausa. A palavra certa não é preocupação. Talvez melhor fosse “curiosidade.” Assim eu diria que “sempre tive a curiosidade” de saber de onde vinham certas – e erradas também – palavras.

Uma dessas curiosidades que sempre tive, foi a palavra “glamour”. Uma palavra bonita. Nenhuma dúvida. Ter “glamour” é ter elegância, charme (depois explico essa). Ainda se pode dizer que ter glamour é ser chique. (do francês ou germânico?). Acho essa palavra arretada (depois eu conto a Jacinto de Thormes?).

 Ah, esse cara tem glamour! Pelo amor de Lázaro! Essa mulher tem glamour!

Achava Glamour e não posso deixar de aqui confessar, uma palavra meia afrescalhada. Talvez mesmo pelo fato de soar muito francesa para o meu nordestinês assumido. Cheia de plumas e ar no canto da boca.

 O uso da palavra então virou febre. Algo assim como hoje, sem nenhum glamour, acontece com a palavra “empoderado”. O verbo empoderar é feio. Muito. E o problema maior é o uso abusivo de uma palavra. E sendo uma palavra feia como “empoderada”, é pior ainda.

Mas falava este Malabarista de palavras da palavra “glamour”. 

Tudo começou no século XVII.  Isso é o que dizem as boas línguas faladas e escritas. Antes, porém, virgulando certinho para ser mais bem entendido, é bom saber que essa palavra –  Glamour –  vem do inglês “grammar”, que significa” qualidade extraordinária em um determinado indivíduo”.  Feio, não? É. Mas com o passar das línguas pelo tempo, “grammar” virou “glamour”. O que significa? Tá chegando: “Qualidade de quem falava bem”. Ah, esse cara é um “glamer”. Feio também.

 Assim quem tinha essa coisa de “glamer”, segundo esses que acabei de citar, eram aquelas pessoas pra lá de chiques. Ricos e bem vestidos. Elegantes. Por ai. 

Mas eis que acontece com “glamer” o que acontece com muitas palavras feias e bonitas.  Sendo usada aqui e abusada ali, mais abusada do que usada, a palavra feia “glamer” transformou-se na bonita “glamour”, passando a significar “encanto próprio e particular de uma pessoa ou coisa; o que está na moda; charme, encantamento ou magnetismo”. Pois é. Eu gosto da palavra Glamour. Um estrangeirismo que pegou de primeira na última flor do Lácio.

 Outras palavras e significados? Depois eu conto.

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


− quatro = 5

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>