y yo que me había acostumbrado a Lucho Gatica…

Se essa memória não anda falhando, pois já esqueci até em quem votei 20 anos atrás, a primeira vez que ouvi a voz de Lucho Gatica foi em nossa casa-Jaguaribe. Por aí. Mas confesso que nunca tive a idade adequada para ser fã do lucho. Acho que estava aí pelos… dez anos. Por aí.

Porém, como  filho de músico,  mesmo dona Chiquinha não cantando,  mas a casa vivendo – e como vivíamos! –  cheia de música, encontrei nela, nessa casa, uns velhos vinis ali instalados pelos irmãos. Acho mesmo por um deles, Dapenha, o “cantor da casa” que gostava muito da voz e das músicas cantadas pelo Lucho. Assim, muitas vezes, até ouvia Dapenha encenar uma canção do Lucho na língua dele. isto é, na língua do chileno Lucho.

Essa daí que escolhi para espalhar neste espaço também foi interpretada muito bem pelo Caetano Veloso. Mas isso é coisa nova. Eu gosto mesmo, i isso há um bom tempo descobri, é de ouvi-la na voz cheia e melodiosa do “mexicano” Lucho Gatica!

Amanheci com a notícia de que Lucho acabara de trocar de roupa e se mudar para outra cidade. Pra quê mentir?! Senti apenas uma saudadezinha distante daqueles tempos em que bolerões invadiam os nossos dias, e nos deixavam também por eles ser invadidos! Uma dorzinha assim que nos acomete quando de nós sentimos falta.  Nada de paixões; de amores perdidos e  de  conquistas fracassadas. Não estava ainda nessa fase. Não conhecia essas “dores do coração”.

Agora, com a sua partida, sem muita pressa, no ritmo cadenciado de um bolero, a memória musical respondeu presente. Pausa. “Tu me acostumbraste” é uma composição de Frank Dominguez, excelente compositor cubano, e  a composição é (incrível!) de 1957.  O quarteto que acompanha Lucho é o Los Cuatro Soles, e a orquestra é do mexicano José saber Marroquín.

 Pronto. Tá tudo aí. Vamos ouvir?

Compartilhar...Share on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


8 + um =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>