Alzheimer: Ele perdeu a memória, mas nunca o tiraremos da memória nossa!

Alzheimer: Ele perdeu a memória, mas nunca o tiraremos da memória nossa!

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Outros, pela vez deles, são mais sucintos: A doença de Alzheimer é a mais frequente forma de demência entre idosos.

Pois é. Parece que foi ontem. Mas, se não foi, foi anteontem. Estávamos contando histórias de alguns famosos personagens de Jaguaribe e outros que ele conheceu melhor do que eu. Afinal, a diferença de idade entre nós é enorme Mesmo assim, apesar dessa distância temporal, somos muito próximos.

Hoje, domingo, descansando do ótimo sábado que passei, assim como tanto outros que ainda passarei, fui visitá-lo. Sabia. Mas não esperava que fosse assim tão rápido. Alzheimer. Ele não sabe o Alzheimer. Está com Alzheimer. Ele nunca ouviu falar nesse psiquiatra alemão que teve o seu nome associado – nunca deixará de tê-lo – ao seu nome.

Aloysius Alzheimer. Doença de Alzheimer. Mal de Alzheimer.  Ele está com 78 anos. A primeira paciente dessa doença antes sem nome, descoberta por ele, isto é, Aloysius Alzheimer, foi a senhora Auguste. Essa paciente sua, isto é, dele, tinha apenas cinquenta e um anos de idade.

Compartilhar...Share on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


− sete = 1

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>