Anéis de chuva

Anéis de chuva

Ao analisar a ionosfera de Saturno, cientistas observaram variações de temperatura e densidade

Em um estudo realizado com a sonda Cassini e publicado nesta semana na revista ‘Science’, cientistas norte-americanos descobriram que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva.

Como explica a ‘Hypescience’, os pesquisadores analisaram a ionosfera de Saturno – segmento da atmosfera superior preenchido com partículas que adquiriram carga magnética. A região apresentou variações de temperatura e densidade que intrigaram os cientistas.

De acordo com os registros, os anéis “lançam sombras sobre Saturno”, o que pode provocar uma espécie de chuva. Além das sombras, o comportamento da ionosfera também pode ser explicado pela ocorrência de ventos fortes ou até por uma “chuva de anéis” congelada.

Saturno possui sete anéis principais, separados por partículas de gelo, poeira, água e material rochoso. A ionosfera tem ionização reduzida onde a radiação ultravioleta do sol é bloqueada pelos anéis, causando o fenômeno.

“Estas são as primeiras observações diretas da ionosfera superior de Saturno”, conta William Kurth, cientista da Universidade de Iowa, nos Estado Unidos. Segundo o cientista, este é o primeiro estudo de muitos outros, até porque as conclusões obtidas até então não são definitivas.

A sonda Cassini foi lançada pela Nasa em 1997 para estudar Saturno, as suas luas e arredores. O dispositivo operou até setembro deste ano. No final do ano de 2004, soltou a sonda Huygens na superfície da lua Titã e orbitou o planeta nos últimos 13 anos.

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


7 − um =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>