bom-dia, segunda-feira!

bom-dia, segunda-feira!

Manhã, manhazinha. Serei mais preciso: manhãzinha de segunda-feira.

Pausa. 

Escrever é preciso e preciso tentar escrever.  Nenhum esforço. Respiro. Não invento nem tento fazer diferente. Todas as crônicas são iguais. Ou quase. Mudam apenas o começo e o seu final.

 Amanheço em mim. As pessoas chegam com as suas – delas – caras de segunda-feira. Poucos passam e dão um bom-dia com os rostos ou caras de domingo. Não sei o porquê. Mas também não me interessa saber. Eles sabem. 

Um colega se aproxima e reclama. Não pelo fato de estar numa segunda-feira, mas por esse fato que acabei de aqui espalhar: chegam com caras ou rostos de segunda-feira. Pior: por não gostarem desse dia ? Esquecem o domingo ? 

 Sua reação?

Não entende como um colega de trabalho passa por outro e não se oferece “todo amigo” dando—lhe um bom-dia. Essa foi sua reclamação: esses economizam até um bom- dia.  

Às vezes um bom-dia faz da segunda-feira uma manhã de domingo. Ele diz. Não custa nada. O custo? Poucos segundos para uma boca aberta. Assim mesmo: uma boca aberta. Nem precisa da exclamação logo depois dessa abertura de boca. Essa fica no ar, no sorriso. Ah, nesse é melhor.

Um bom-dia somente sorriso é uma gargalhada da manhã! 

Aborrece-se o  colega:

- Não darei mais um bom-dia a nenhum colega. Também a um bom-dia não responderei..

Nada lhe digo.

Antes mesmo de sua reclamação, o meu bom-dia soou somente sorriso nos ouvidos dos presentes. Se não sentiram esse, o sorriso, a culpa não foi minha nem do sorriso.

Todos colegas e alguns amigos. Se esses não merecem o meu bom-dia, o desejo?  Muito. Mas não um desejo da boca pra fora. Fosse assim eles não mereciam, nem um bom dia eu lhes daria.    

Não falo isso para o colega que prometeu recolher-se em seu bom-dia para os amigos.

O meu bom-dia, como dizem por aqui, segue com um sincero desejo de que bons sejam todos os dias da semana.  

Assim, nessa segunda-feira sem a cara de um  domingo, mas com a minha cara sempre a mesma, desejo um bom dia (sem hífen) para todos com a cara de domingo.

Compartilhar...Share on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


× um = 9

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>