“Carpe Diem”  não tem nada a ver com “Cape e digam”, não é mesmo Horácio ?

“Carpe Diem” não tem nada a ver com “Cape e digam”, não é mesmo Horácio ?

Tem expressões que são isso mesmo com ph de Pharmacia. A gente tenta tirá-las a todo momento da cabeça, mas essa cabeça insiste em guardá-las como se delas dependessem para existir e pensar. Entre as muitos que eu gosto, mas pouco ou quase nunca uso, é a famosa e não raras vezes usadas tanto de abusar, a desconhecida para muitos Carpe Diem. Essa mesma que escrita assim e assim pronunciada, soa como uma língua pra lá de estranha.

Carpe? Diem?

- Vi algumas vezes essa expressão escrita, mas nunca me preocupei em saber o que ela queria dizer. Mas e aí, saber o que significa essa expressão, modifica em alguma coisa a minha vida ?!

 Ouvi outro dia.

E, se não bastasse, não disse para a pessoa de quem a frase ai ouvi, que além de não gostar da expressão, menos ainda ela iria gostar de ler, se lesse, as Odes de Horácio, escritor e poeta de quem nunca ouviu falar. Isso mesmo. O único Horácio que ela conhece, leitora de gibis que fora na infância, assim como este MB, é o cavalo antropomórfico (agora lascou! O Google explica, meus amigos!), criado pelo Walter Disney. Mas o Horácio é outro, minha amiga.  Esse é um sujeito que viveu e poetou numa época em que todo mundo parecia nascer filosofando. Aproveite o dia, o momento. Isso mesmo! Carpe Diem quer dizer simplesmente isso. Simples, não?

 Agora, sobre autor do livro Odes, de onde veio essa estranha expressão, Horácio, basta dizer que o sujeito era o cão chupando manga no que se conhece de poesia lírica. O cara era – e continua sendo –  o cara! Só para não dizer que dele nada mais falei, digo que Camões (ele mesmo!) e Fernando Pessoa (também o mesmo) mamaram nos escritos dele, e aproveitaram muito bem essa mamada em seus escritos.

Acham pouco? Então vão mamar em outras tetas!  Aproveitem a tarde!

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


cinco − = 0

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>