cor de burro

A expressão “cor de burro quando foge” é uma corruptela de “corro de burro quando foge”, que designa o comportamento agressivo do animal que pode dar um coice em alguém próximo. Hoje em dia, a expressão “cor de burro quando foge” é utilizada para se designar uma cor em que não se sabe definir precisamente qual é. Também é comum se referir a coloração pardacenta característica da pelagem dos burros.Talvez por isso que alguém neste tópico disse significar marrom.

 

essoal, conheço essa expresão através da variante cor de burro fugido, que é: cor indefinida, muito difícil de ser distinguida. Fraseologia: Ela é uma garota com olhos de cor de burro fugido. Mas o sentido, ao que saiba, refere-se apenas a uma cor, e não a qualquer coisa. Logo, o sentido “marrom”, na minha opinião, não procede. Waltter Manoel da Silva 17h01min de 27 de fevereiro de 2010 (UTC)

A expressão “cor de burro quando foge” é uma corruptela de “corro de burro quando foge”, que designa o comportamento agressivo do animal que pode dar um coice em alguém próximo. Hoje em dia, a expressão “cor de burro quando foge” é utilizada para se designar uma cor em que não se sabe definir precisamente qual é. Também é comum se referir a coloração pardacenta característica da pelagem dos burros.

Talvez por isso que alguém neste tópico disse significar marrom.

Usuário: Márcio Soares Pinheiro 00h07min de 02 de abril de 2010 (UTC)

Conheço a expressão com o histórico e sentido que lhe atribui Márcio Soares Pinheiro.–antoniolac 01h18min de 3 de julho de 2010 (UTC)

Adiciono: antiga expressão coloquial “corro de burro quando foge”. Registrada pelo gramático Antônio de Castro Lopes (1827 – 1901)

— o comentário precedente não foi assinado por 177.98.128.240 (discussão • contrib.)

Parece existir uma grande tendencia para corrigir a expressão, mas já em 1844, Joaquim Manuel de Macedo utilizou esta expressão no livro A Moreninha:

“mas por minha vida que a carraspana de hoje ainda me concede apreciar devidamente aqui o meu amigo Fabrício, que talvez acaba de chegar de alguma visita diplomática, vestido com esmero e alinho, porém tendo a cabeça encapuçada com a vermelha e velha carapuça do Leopoldo; este, ali escondido dentro de seu robe de chambre cor de burro quando foge, e sentado em uma cadeira tão desconjuntada que, para não cair com ela, põe em ação todas as leis de equilíbrio, que estudou em Pouillet”

— o comentário precedente não foi assinado por 83.240.155.193 (discussão • contrib.)

Finalmente alguém escreve algo que tem a ver nesta discussão! “Corro de burro quando foge” é dose para dinossauro!!

Valdir Jorge  fala!
20h29min de 24 de janeiro de 2013 (UTC)

Também é comum se referi a cor de burro fugido, em forma de brincadeira, a cor das tinturas que alguns Srs costumam aplicar em seu cabelos grisalhos, quando estas ficam um “castanho” meio estranho. — o comentário precedente não foi assinado por 201.37.57.54 (discussão • contrib.)

CARO PROFESSOR. Meu finado pai, faleceu com 99 anos e ele era no seu tempo um daqueles chamados.. ” Breganhista de cavalos”.( burros, jumentos, etc). ( breganha quer dizer, barganha). Um dia lhe perguntei, porque a expressão – “Cor de burro quando foge” e ele me explicou o seguinte: Os burros eram criados em cocheiras, pastos, e os danados, eram mestres em varar cerca. e fugiam. Então o dono saia a sua procura, de fazenda em fazenda. Todas as pessoas que encontrava, ele perguntava: Você não viu um burro baio por ai? e a resposta era… Não, vi um burro branco passar por aqui hoje de manha. iam ouvindo essas respostas, com varias cores do burro, até que alguém viu o burro dele. E normalmente acabava encontrando o burro. Por isso que quando alguém pergunta que cor era e a pessoa não sabe ao certo. Responde: Cor de burro quando foge. ou seja, qualquer cor serve.

Caríssimos, Meu finado professor da antiga ETFSP ensinou-nos nos anos 70 que a expressão “COR DE BURRO QUANDO FOGE” referia-se a cor “BURRO” (Português arcaico e Latim) que significa “Vermelho” e quando uma pessoa tinha um tecido vermelho que desbotou dizia-se que a cor “burro” fugiu ou seja isto não é burro e sim “cor de burro quando foge”. Desta forma “Cor de burro quando foge” é vermelho desbotado ou seja algo próximo ao “Rosa”. (Carlos Lima) (carlos43sp@uol.com.br)

 

 

Acho a expressão arretada. Assi mesmo. Um coelga de trabalho costuma dizer que acha arretado quando este MB  elogia algo ou alguma coisa com a palavra “bacana”. Uma osveravação… bacan. Acho mersmo que o rpiemkir a percee esse meu “vicio” – mais que amnia – de usar essda pallavaraa expressado o bom gosto que senti em ver ou ler ou falr de alguma coisa. Bvacan. Mas o arretad também é muito meu. Sinto. Agora,por exemplo, falando sobre expressão, disse que arretada é essa famos que o kmeu irmão total, hoje vestindo uma rouopa diferente da minha e morada noutra cisdade, costumavaa usar entre sorrisos e exclamações: “cor de burro quando foge”. E agora,? Perguntava-lhe tãosoemnte pra ouvri a mesma resposta: qual é, finalmente, a cor de burro quando foge ? a respoda dee, essa que stava acostumado a ouvir, era simpelsmenbe um boa garglhada. Os deentos brilhava em cada sorriso. Uns, na verdade, já empesados. Cor de burro quando foge. Agora, morand noubra ciadde, vez emquando lembro a sua gargalhada,e  tento descobri o a cor que ele imaginava ser de um burro fugido  oncrivel abgroa ele não estando mais aqui fico sem muita alegre pela descoberta, é que agorfa crescidno e mais lido, descubro – faz tempo – que até mesmo bom Jozquim Manuel de Macedo, aquele mesmo de a Moreninha,um livrinhoque li nos meus tempo de menino-jaguribe, já usava essa “cor” para definir um cor que não existia. Acho mesmoque érea por aí: uma cor inexistenete: “,,,escondido dentro de seu robe de chambre cor de burro quando foge”,

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


dois − = 1

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>