Corte na carne

Corte na carne

O sentido do corte da peça influencia diretamente a conquista desse importante atributo

Muitos sabem, mas poucos colocam em prática um truque simples que garante uma carne bovina macia em qualquer receita. O sentido do corte da peça influencia diretamente a conquista desse importante atributo – seja no preparo do churrasco, de um bife ou de pratos que utilizam a carne já cortada em pedaços menores, como o estrogonofe.

A dica é observar a direção das fibras da carne, segundo a Academia da Carne Friboi. O corte deve sempre ser realizado no sentido contrário, pois, dessa forma, os pedaços são encurtados e a peça fica mais macia e de fácil mastigação. Antes de cortar, é importante checar se a faca forma uma cruz em relação à fibra.

O coxão mole, por exemplo, tem as fibras bem visíveis. Para cortar, basta fazer pressão com a faca numa linha transversal à fibra. Já com o filé mignon, a lâmina deve estar na perpendicular.

A picanha, diferentemente das outras peças, possui fibras diagonais, por isso o corte é fatiado do lado oposto e a lâmina deve formar um X em relação à fibra. E, quanto ao corte, não há segredo! Para garantir uma peça bonita, macia e suculenta, basta fazer um movimento único e rente, sempre contra a fibra.

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


quatro × = 12

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>