Franceses lotam ruas de Paris para receber os campeões do mundo

Franceses lotam ruas de Paris para receber os campeões do mundo

Franceses lotam ruas de Paris para receber campeões do mundo

 

Bicampeã mundial, a seleção francesa foi recebida com festa nesta segunda-feira (16), dia do retorno para casa após a conquista da Copa do Mundo da Rússia.

A delegação vencedora desembarcou no aeroporto Charles Gaulle, localizado na região de Paris, pouco antes das 17h no horário local (12h no horário de Brasília).

Logo que o avião aterrissou, um longo tapete vermelho foi estendido para que jogadores, comissão técnica e o presidente francês, Emmanuel Macron, que viajou com a delegação, desfilassem por ele.

Hugo Lloris, goleiro e capitão da equipe, foi o primeiro a aparecer, com a taça em mãos, seguido pelo técnico, Didier Dechamps, o terceiro da história a conquistar a Copa como jogador e treinador. Todos foram saudados durante o desembarque por funcionários do aeroporto e da empresa área que levou a equipe.

Em seguida, os vencedores desfilaram em carro aberto pelas ruas de Paris. O ápice foi a passagem pela avenida Champs-Élysées. Milhares de torcedores tremulavam bandeiras do país em meio a uma fumaça também colorida em azul, branco e vermelho, espalhada por aviões que cruzavam o céu da capital francesa.

A delegação também foi recebida pelo presidente e pela primeira-dama, Brigitte Macron, no palácio do governo. Antes de entrarem no prédio, Lloris exibiu o troféu aos franceses, e alguns conseguiram tocá-lo rapidamente.

No encontro, os jogadores entoaram o hino nacional e cânticos da torcida. O volante Paul Pogba, um dos destaques da seleção no Mundial, era o mais animado do grupo de atletas. Ele puxou músicas e fez piadas com o colega N’Golo Kanté, considerado tímido pelos companheiros.

O presidente irá condecorar os campeões mundiais com a Legião de Honra, a mais alta distinção do país, entregue para cidadãos e atletas por “serviços excepcionais” prestados à nação. A Ordem nacional da Legião de Honra foi instituída por Napoleão Bonaparte em 1802 e é uma das distinções mais conhecidas no mundo.

O grupo campeão em 1998, entre eles Deschamps, também recebeu a honraria. Não há data definida para a condecoração dos atuais campeões.

Segundo o jornal Le Figaro, muitas pessoas se manifestaram nas redes sociais reclamando do curto tempo do desfile em carro aberto, cerca de 20 minutos. Desagradou também a seleção não ir ao Hotel de Crillon, na Place de La Concorde, onde faria aparição no terraço para uma multidão. O motivo do cancelamento não foi informado.

A celebração iniciou-se no domingo (15), logo após a vitória por 4 a 2 sobre a Croácia, e se estendeu pela madrugada.

Mas nem tudo foi festa no título francês. No domingo, a comemoração se transformou em alguns atos de vandalismo contra lojas e bancas de Paris, além de saques.

Duas pessoas morreram. Um homem de 50 anos quebrou o pescoço ao mergulhar em um canal na cidade de Annecy. Em Saint-Felix, outro homem morreu ao colidir seu carro em uma árvore durante as comemorações. Ao menos 292 pessoas foram presas, 102 delas em Paris. Além disso, 45 policiais e agentes de segurança ficaram feridos. Com informações da Folhapress.

 

Compartilhar...Share on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


quatro × = 4

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>