fui a Consolação da Jovem Guarda!

era por aqui que “eles” entravam. não me lembro do dia. mas se a memória não me falha o mês era e agosto. férias. caminhava olhando as ruas e esperando cruzar a Ipiranga com a São João. aquelas famosas. aquele encontro de ruas que um baiano tornou famoso.

explico neste parágrafo. “eles” eram os rapazes que formavam a “jovem guarda”. aqui também  foi onde aconteceu o maior dos festivais. muitos aconteceram. Acrescentei. tás lembrado daquele injusto empate entre a musica do teu conterrâneo e a outra do carioca que hoje é considerado o maior compositor vivo do verde-amarelo? estava.

Geraldo Vandré x Chico Buarque. o ano era o de 1966.  Dispar5ada x A banda. e o da violada em pleno palco do Sérgio Ricardo? tudo na memória. o amigo sabia. ainda era um menino de pernas bambas e calça curta. nem amava ainda os Beatles e os Rolling Stones.   o bolso era vazio de tudo.  a, porém,  cabeça cheia de esperanças.

a Consolação mais que a lembrança era a Rua onde agora estávamos parados. ambos. Somente lembranças. São Paulo.  naquele dia imaginei-me participante daquela festa de arromba.  o futuro pertencia a jovem guarda. lembrei-me da frase famosa. era  Lênin.

dia 22 de agosto de 1965. O “jovem guarda” estreava. O programa com o “rei” Roberto Carlos. o destino! era ele! isso se acreditasse nele. estávamos na Rua da Consolação exatamente no dia vinte e dois de agosto!  o ano não era o mesmo. nem poderia ser. o dia também não. assim mesmo senti-me naquele dia. vejam só que festa de arromba!

o amigo sabia que naquele momento eu não tinha a idade dele.  mais uma vez estava com pouco mais de dez anos.  nunca mais hei de esquecer aquele dia! se antes dessa “consolação saudosista” não o esquecia, agora crescido, dançando ao som da jovem guarda,  não esquecerei jamais.

ir a São Paulo dessa vez foi realmente a minha consolação. estava satisfeito com essa ida. estou.  Estarei também no dia em qye voltar para mais uma “festa de arromba” no teatro da memória! vamos lá. nós   iremos,  sim! ecnão vai demorar!

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


sete × = 56

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>