Italiana de 106 anos ignora frio e vai até centro para votar

Italiana de 106 anos ignora frio e vai até centro para votar

Idosa disse que queria “dar exemplo aos jovens” por democracia

Uma mulher de 106 desafiou as baixas temperaturas que atingem a Itália e foi até um centro eleitoral votar para “dar exemplo aos jovens”. “Votar é um direito sagrado que precisa ser defendido e exercido sempre”, disse Luisa Zappitelli, de 106, que votou nas eleições legislativas italianas, neste domingo (4).

Mesmo vítima de um pequeno acidente doméstico nos últimos dias, a idosa caminhou até uma escola primária da cidade de Castello, província de Perusa, na Umbria, depositar seu voto na urna.

Quando tinha 35 anos de idade, Zappitelli também caminhou vários quilômetros com sua família até chegar a um posto eleitoral e votar pela República em 2 de junho de 1946. Hoje, a idosa foi acompanhada de seus filhos, Ana e Dario Ercolani, e recebeu ajuda de um policial até a urna.

Sua história repercutiu na imprensa italiana. “Com minha presença, quero fazer um chamado a todos para que venham votar, principalmente os jovens, que têm nas mãos o futuro do nosso país e da nossa democracia”, disse. Já os filhos relataram que o voto de Zappitelli foi “totalmente consciente”, porque ela “é uma autêntica devoradora de noticiários”.

“Segue todos os canais de televisão e, principalmente em época de eleições, ama ler os jornais ao lado da família e dos netos”, contaram. Nascida em 8 de novembro de 1911, em Castello, Zappitelli é a eleitora mais velha da cidade. Um outro eleitor, que completará 104 anos em agosto, também foi votar na Sardenha. Adolfo Puddu, de Esterzili, nunca deixou de participar de uma eleição e, até os 100 anos, caminhava sozinho para seu centro de votação. Com informações da Ansa.

 

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


+ 5 = dez

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>