LÁ VEM O SOL… SOL!

 

A canção é de George Harrison.  Sozinho. Assim como “Something”.  Here comes the sun e Something estão entre as mais belas canções do Beatles. Eu disse  composições  do Beatles George Harrison.

Além dessas incluiria ainda como obras-primas While My Guitar Gently Weeps. Mas não incluiria nessa  relação a sua Taxman. Uma música de protesto. Bem feita. Mas que nunca me tocou. As duas primeiras sempre me tocam.  While My Guitar Gently Weeps também.

 Here Comes The Sun é de um dos álbuns – gosto mais do “Álbum Branco” – dos Beatles que eu mais gosto. Abbey Road.  Lembro-me bem que foi lançando no ano de 1969. Nesse ano – por um breve tempo – deixei o meu bairro Jaguaribe. O bom , porém, foi que deixei para pode voltar um dia.

Era assim como o Gilberto Gil que, exilado, disse que “era como se tivesse ido  fosse necessário para voltar”. Sentia-me assim.  Subi a Torre, acredito, somente para descer um dia para o meu Jaguaribe. Mas não posso negar: foi na Torre que descobri os Beatles.

E  essa descoberta, negar nunca hei de, se deu graças ao inestimável auxílio de Ronaldo Justino da Costa, o Índio.  Era ele quem me emprestava os Lps dos Beatles. Nessa época, como esquecer?,  não tinha condições de comprar.

Também não posso esquecer Walter, meu bom baterista, que apressado trocou de roupa e se mudou para outra cidade  há um bom tempo. Lembro-me bem. Walter eixou os amigos por aqui para encontrar uma bala perdida no caminho entre a capital da Parahyba e a terra de João Cabral de Melo Neto. Deixou saudades. Muita.

Pois é. Foi  naquela casinha da esquina da Rua Inácio Evaristo com a Rua Manoel Deodato, no Bairro da Torre, que descobri  os Beatles de Paul McCartney e John Lennon. Ah, também do “misterioso” George Harrison, outro Beatles,  assim como Ringo Starr.  Mas a genialidade musical de George somente seria descoberta mais tarde.

 Here comes the sun, essa  que vocês escutam agora, segundo o autor foi composta numa época em que os artistas estavam se transformando em empresários. Fala, George: “Na Inglaterra os invernos duram para sempre. Quando chega a primavera, você realmente aproveita. Então um dia resolvi cabular os compromissos da Apple e fui para a casa de Eric Clapton. O alívio de não ter que ver todos aqueles contadores era incrível, então andei pelo jardim com um dos violões de Eric e escrevi ‘Here Comes the Sun’”.

Sou fã incondicional de Here Comes The Sun.  Tanto quanto da sua infinitamente bela “Somethinng”, também do mesmo álbum. Mas essa é assunto para outras mal-traçadas. Um assunto a ser tratado quando a saudade daqueles dias bater na porta deste peito sonhador. Um doce saudade que nem  precisava  bater para nesse peito entrar! Lá vem o sol… O meu Sol!

Compartilhar...Share on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


+ 5 = sete

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>