Louvre põe camisa da França na Mona Lisa e irrita italianos

Louvre põe camisa da França na Mona Lisa e irrita italianos

Museu provocou país rival ao celebrar bicampeonato mundial

 

Museu do Louvre, em Paris, irritou torcedores italianos ao divulgar no Twitter uma montagem da “Mona Lisa” vestindo a camisa da França, para celebrar a vitória do país sobre a Croácia na final da Copa do Mundo de 2018.

“Parabéns à equipe da França pela sua vitória”, diz a publicação do museu mais famoso do mundo, acompanhada por uma imagem da obra-prima de Leonardo da Vinci. Os italianos, furiosos com o fato de o Louvre ter usado para celebrar um quadro feito por um artista do país da bota, reagiram.

Entre as respostas ao museu, há provocações por causa da vitória da Azzurra sobre a França na final da Copa de 2006 – os dois países cultivam uma das maiores rivalidades da Europa – e acusações sobre uma suposta tentativa de apropriação da cultura italiana. Alguns até pediram para a França devolver a “Mona Lisa”.

O museu, sem se preocupar em ser diplomático, ainda colocou mais lenha na fogueira, ao dizer, em italiano, que foi o próprio Da Vinci quem vendeu o quadro para o rei Francisco I. (ANSA)

 

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


− dois = 1

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>