Nada de Câmara em Preto e Branco:  Um Câmara de Brancos!

Nada de Câmara em Preto e Branco: Um Câmara de Brancos!

Candidatos que se autodeclaram pretos ou pardos ocuparão 20% das cadeiras na Câmara dos Deputados a partir de 2015. Desta forma, os negros estarão sub representados na casa legislativa. Na população em geral, eles representam 50,7% da população, segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ).

Esta é a primeira eleição onde os candidatos declararam a sua própria cor/raça, segundo os termos do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao registrar sua candidatura, eles deveriam escolher entre branco, pardo, preto, amarelo ou índio.

Entre os 513 deputados eleitos no último domingo, 410 deles (79,9%) se declararam brancos. Outros 81 deputados (15,79% ) se disseram pardos e 22 (4,29%), pretos. Nenhum candidato que se declarou como amarelo ou índio foi eleito para a Câmara dos Deputados neste ano.

Dos 28 partidos que elegeram deputados federais neste ano, sete deles terão bancadas formadas só por brancos: PEN, PPS, PRP, PRTB, PSDC, PSL e PTdoB. O único partido onde mais de metade da sua bancada é preta ou parda é o PCdoB, sendo assim a única legenda onde a proporção de negros supera a da população brasileira.

No caso do PT, entre os 70 eleitos pelo partido, 18 se declaram pardos ou pretos. Já o PSDB tem 95% de candidatos brancos na sua bancada, conforme a tabela abaixo:

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


− um = 2

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>