Nave que usa luz do Sol como combustível é lançada para o Espaço

Nave que usa luz do Sol como combustível é lançada para o Espaço

Tecnologia faz com que sonda se desloque apenas com o ‘sopro’ das partículas solares.

Na madrugada de terça-feira (25), a organização não governamental Planetary Society lançou para o espaço uma nave que usa apenas o Sol como combustível.

De acordo com o site Ars Technica, é a primeira vez que uma sonda lançada para o Espaço usa este tipo de tecnologia.

Os cientistas deram o nome de Light Sail 2 para a Nave, que em português significa ‘vela solar 2’, porque esta sonda usa uma grande vela de 5,6mx4m, construída com material refletor, e dez vezes mais fina que um cabelo humano. A sua missão é se tornar o primeiro pequeno satélite a se mover única e exclusivamente a partir da luz solar.

A Light Sail 2, construída por estudantes do Instituto de Tecnologia da Georgia, seguiu a bordo do foguete Falcon Heavy. Foi lançada a 720 km do chão, acoplada ao satélite Prox-1, a quem ficará “colada” durante uma semana. Posteriormente, depois de os investigadores testarem se está tudo funcionando corretamente, vão acionar as suas grandes velas e “libertá-la”.

Em declarações ao Ars Technica, a Planetary Society garante que, além de ser um grande passo tecnológico, esta novidade oferece a possibilidade de economizar combustível em viagens espaciais.

 

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


oito × = 72

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>