Néria Regina: “Registro de uma mente e vida saudáveis”

Néria Regina: “Registro de uma mente e vida saudáveis”

O titulo é o suficiente para que o leitor saiba se tratar de uma simples homenagem: “Registro e uma mente e vida memoráveis”. O título? Negar não hei de, soube depois.

 Mas, por outro lado, esse melhor, sabendo antes através de uma colega de trabalho Ana Carolina de Sá, uma de suas amigas presentes (escreve depoimento a seu respeito) na homenagem, descobri muitas coisas a respeito de Néria Regina Vitória Lima, família e história.

 Sem quaisquer pretensões, essa uma qualidade inerente às pessoas humildes, a falta dela, isto é, da pretensão, a autora faz questão de ressaltar que os escritos que compõem a sua obra, alguns poéticos e outros filosóficos, “não gira(m) em torno de ficção nem é fruto de imaginação”. Mas não fica por ai. Vai além.

Diz ainda que não poderia chamar as suas lembranças escritas de história verídica, porque “nem é história”. E tem razão. Porém, mesmo não sendo esses uma “história”, lendo-os descobrimos a sua bela história de amor ao próximo e, mais ainda, até mesmo aos distantes.

Aqui e ali, sem pressa, lendo um pensamento seu – dela – ou um rasgo de poesia, deparo-me com a sua “Prece ao vento”, essa dos bons compositores Alcyr Pires Vermelho / Fernando Luiz Câmara / Gilvan Chaves, mas batizada por ela de “Pedido ao Vento”, onde depois de questionar esse – o vento – sobre o “poder” de estar em toda parte e não ser visto em parte alguma, contratando-o em seguida como seu “detetive”, lhe pede no final:

- Pergunta a felicidade porque anda tão longe e a liberdade por que demora tanto…

 Fica aqui a minha pergunta: o que terá o vento lhe respondido?!

 Valeu a homenagem dos amigos e parentes. Todos unidos e sabendo que essa é sem dúvidas uma homenagem merecida à pessoa singular que foi a professora Néria Regina Vitória Lima.20171113_111924 (1)

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


três − 2 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>