No “Dia Mundial do Sorriso” não sorria, seja solidário ao sorriso!
o sorriso verdadeiro do meu belo engels!

No “Dia Mundial do Sorriso” não sorria, seja solidário ao sorriso!

A vida me ensinou a sorrir para as pessoas que não gostam de mim, para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam – Charles Chaplin.

 

Hoje é o dia dedicado (sei do cacófato) ao sorriso.  Dia Mundial do Sorriso. Não sei bem o porquê, mas não acho que o sorriso merecia ter um dia apenas.  Todos os dias deveriam ser do sorriso.

Agora, meus amigos, que fosse um sorriso sincero. Não aquele que parece sair das axilas. Sorriso falso. Sorriso que cheira mal mesmo para os anosmásticos (epa!). Esse nem precisam sentir. Assim mesmo, sem o nariz sem nada sentir, eles percebem a falsidade nele, isto é, nesse sorriso.

Chaplin, esse que abre estas mal-traçadas com uma frase de azulejo, no tocante ao sorriso é seco: “Eu não preciso do seu sorriso para ser feliz!”. Tudo bem. Ele disse que  do “seu” sorriso não precisa. Também não. Tenho o meu. Um sorriso sincero.  E nem  preciso ouvir alguém contar uma piada engraçada para sorrir. Nunca. Não preciso.

 Não sorrio – esse é diferente do rio – apenas quando estou feliz. Muito pelo contrário. Às vezes sorrio quando infeliz estou.   Contrario até mesmo a expressão. Aquela famosa –  “Sorrio a bandeiras despregadas”. Rio não!  O rio que sorrio com ele é o meu Jaguaribe. Primeiro e único rio da minha infância. O meu Tejo. O meu Amazonas. O meu Sena.

Não sorrio – ri ainda seria possível – com ironia. Deboche. Pausa. Não gosto da palavra nem desse tipo de riso. O sorriso não. Esse é outro.  Às vezes o meu sorriso quebra as correntes da sisudez que o ambiente pede e ganha asas. Voa para bem longe! Para um lugar onde a seriedade forçada, principalmente essa, é forçada a sorrir.

E assim, conto pra vocês,  com o tempo, mesmo que todo riso forçado seja falso, o sorriso livre ganha vida própria e aprende a sorrir de verdade. Sorrio! E muitas vezes para sorrir nem preciso abrir a boca para mostrar os meus dentes em festa! Sorrio para dentro! Assim como para dentro muitas vezes choramos.

Os olhos?! Ah, esses sorriem mais do que a boca do mundo  gargalhando com as imbecilidades humanas.  Hoje é Dia Mundial do Sorriso? Pois é. Só por não concordar com o fato de terem escolhido apenas um dia para homenagear o sorriso, prometo que um só sorriso nesse dia eu darei. Sério. Não vejo motivo para isso. Serei solidário ao sorriso não sorrindo. Sério. Estou falando/escrevendo sério. E, por favor, não sorria.

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


× quatro = 28

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>