O motivo por trás da queda do Muro de Berlim

O motivo por trás da queda do Muro de Berlim

A queda do Muro de Berlim, em 1989, foi um marco democrático não só para o país alemão, mas para o mundo todo. Você lembra o exato momento em que a queda do muro foi decretada? Independente de qual seja seu palpite, é provável que você não aposte que o muro foi derrubado por causa de um erro de discurso, certo?

Antes da queda, a Alemanha Oriental decidiu pegar leve com relação às restrições de viagem entre um lado do país e outro. O responsável por divulgar as boas novas foi o político Gunter Schabowski que, no dia 9 de novembro de 1989, data de queda do muro, segurava um documento que acreditava ser mais um discurso político pronto e, portanto, acabou não lendo o conteúdo.

No final das contas, o discurso era tão entediante que funcionou quase como um sonífero coletivo. Alguns jornalistas chegaram a entender a mensagem de maneira errada e acreditaram que Schabowski estava anunciando o fim permanente das restrições de viagem.

Quando foi questionado a respeito da data de início da medida, Schabowski, que não tinha lido o próprio discurso, não quis mostrar que não sabia qual era a data e respondeu: “imediatamente, imediatamente”. Foi o que bastou para que jornalistas do mundo todo divulgassem a notícia de que a Alemanha Oriental havia acabado de decretar o cancelamento do Muro de Berlim, afinal, se não havia mais restrições, para que manter o muro?

A muvuca foi tanta que as autoridades não conseguiram reverter a situação e ficaram com medo de desmentir a história e deixar uma multidão furiosa. O muro foi derrubado, a Alemanha voltou a ser uma só e Schabowski deve ter aprendido a ler seus discursos com antecedência.

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


× 4 = vinte

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>