O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA ACABAR ASSIM É FOGO!
o escriba em visita a estação da luz (ver-se as torres que estão sendo destruídas pelo fogo)

O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA ACABAR ASSIM É FOGO!

Agora mesmo, nesse exato momento, vejo a bela Estação da Luz transformando-se em fotografia a ser pendurada na parede da memória! É fogo! È fogo! É fogo saber que um patrimônio desses que toda a humanidade – sobretudo os nascidos e viventes nesta nação verde-amarela – deveria conhecer está se acabando assim! É fogo!

 É fogo! Muito fogo!

Lembro-me bem que dia desses estava assistindo, exatamente no terceiro andar, esse  agora somente fogo, o nosso Oliveira de Panelas discorrendo “repentinamente” sobre a origem da Língua Portuguesa! E assim que o encontrei por estas plagas nossas, surpreso e feliz, recebeu a notícia: “Estás no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo!”. E estava mesmo!

Nesse dia o homenageado, a memória apesar de muito usada não me falha, era Oswald de Andrade,  a “Miss São Paulo”!Confesso que foi uma – foram muitas! – das mais gratas visitas feita sob a orientação e acompanhamento do amigo/irmão Galego e não raras vezes da boa Pedrina!

E agora aqui bem sentado, a cabeça distante, lamento a fogueira fora de época em que está se transformando o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, na bela, apesar de tudo, São Paulo!  Você  não imaginam o lamento das palavras; o sofrer daquelas tantas que dançavam minha frente, uma dança moderna, mostrando como tudo começou!

A última Flor do Lácio, a inculta e bela, apesar de tudo, desse fogo que tudo engole, assassino, insensível, não vai deixar de continuar mais viva do que nunca! Viva! A língua é viva! Mas uma fênix somente belas palavras ele, o museu, resurgirá! Triste espetáculo agora assisto! Ainda bem que isso não representa a morte dessa bela língua! O museu da Língua ressurgirá com mais Luz nessa Estação!

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


+ 6 = treze

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>