O segredo da reaproximação Cuba x Estados Unidos: o Porto Mariel
porto mariel: a joia do caribe.

O segredo da reaproximação Cuba x Estados Unidos: o Porto Mariel

A celebrada reaproximação oficial entre Estados Unidos e Cuba foi comemorada por Obama e Raúl Castro, mas a ‘abertura’ não envolve o bloqueio econômico. Mas há dois motivos puramente econômicos na gentilidade dos americanos. Considerado a Joia do Caribe, o Porto de Mariel — que acaba de ser erguido com verba do Brasil, via BNDES e até com doação — será o maior entreposto comercial marítimo e a melhor rota para a Europa e Ásia. E o presidente russo, Vladmir Putin, acaba de perdoar uma dívida de US$ 35 bilhões do regime, além de anunciar investimentos de US$ 3,5 bilhões na ilha. Ou seja, os EUA não querem perder para a Rússia a operação de Mariel.

Logo a quem…

A decisão dos EUA de restabelecer relações começou com uma grande jogada de Raúl. Ele ofereceu a operação do porto aos americanos, mas depois convidou o concorrente.

O enviado

Os yankees enviaram o presidente da Câmara de Comércio dos EUA, e Raúl, esperto, na semana seguinte recebeu o presidente russo Vladmir Putin e ofereceu o mesmo.

Leilão escancarado

A Coluna cantou na edição de 4 de junho, Raúl leiloa entre Rússia e EUA o porto, e o final desta história pode ser um mico para o governo do Brasil: pagou e não levou.

(Opinião e Notícia) Leandro Mazzini

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


sete × 7 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>