Os homens escutando tiram os chapéus…

Os homens escutando tiram os chapéus…

Os nossos olhos ?  Ah, esses sim!  Pareciam com os da coruja. Vocês sabem. Sempre focados num ponto que nos despertasse o olhaou girando no ângulo de cento e oitenta graus.

Nada escapava dos nossos olhos. Nada também passava despercebidos aos nossos ouvidos abertos às palavras e cheios de espaços vazios que por elas esperavam.

A Rosa caminhava naquele passo de quem apreendera a dar um fouetté como se fosse esse fosse o passo mais fácil de ballet (sic). A Rosa sempre caminha assim. Num passo de que há muito aprendera a voar.

Os ouvidos atentos, como vocês acabaram de ler, tudo ouvíamos. Pelo esquerdo, ouvíamos a velhinha simpática, somente fé, ainda a muitos quilômetros do ponto final, toda reticente, dizer “finalmente chegamos à casa da santa, na praia da Penha”. O direito ? Em sintonia com o esquerdo, ouvia a mesma coisa.

 Apenas ouvimos. A igrejinha da praia da Penha, o “ponto final” da caminhada, estava anda muito distante.  Foi preciso ainda caminhar e cantar muito para nela chegar. Pausa. Não cantamos. E, talvez por isso mesmo, caminhamos somente fé em nosso silêncio. Um silêncio compartilhado. Um belo silêncio.

A procissão, os cantos, os cânticos, os rostos serenos, outros pedidos e agradecimentos nos estimulavam a ser mais fortes numa fé que na realidade não temos. Eu em especial. A Rosa também na mesma sintonia.  Acredito.

No entanto, no fundo, ali onde a Fé mora sem pagar aluguel ou sofrer ameaça de despejo, como um dia escrevi e o meu bom parceiro-irmão Gil de Rosa musicou num excelente samba de breque, sabíamos que aqueles que cantam com fé, embalam o espírito nessa fé cantada. Ah, se Tem mais? Tem.

 Sabíamos que a Nossa Senhora da Penha,  os cantores também, ouvia os seus cantos e cantava com eles. Uma beleza! Eles pediam em canto e ela no canto seu cantava com eles.

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


6 + sete =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>