Padres Casados

Padres Casados

O papa Francisco teria autorizado o início de um debate interno dentro da Igreja Católica para permitir que homens casados se tornem padres na Amazônia brasileira, informou nesta quinta-feira (2) a imprensa européia.

O pontífice deu a autorização para a discussão após pedido do cardeal brasileiro Cláudio Hummes, de acordo com os jornal italiano “Il Messaggero” e o britânico “The Telegraph”.

A expectativa é que a medida aumente o número de padres nas regiões mais afastadas da Amazônia, onde atualmente faltam sacerdotes.

A ideia de transformar em padres os chamados “viri probati” -homens casados, aposentados e com histórico de compromisso com a Igreja- circula há décadas, e sua retomada mais recente é mais um indicativo das intenções do papa Francisco de flexibilizar algumas tradições do catolicismo.

Para a proposta ser implementada, ela precisa ser aprovada pelos bispos brasileiros. Ainda não há uma data para que isso aconteça. O Vaticano não se manifestou oficialmente sobre o assunto.

Uma possível autorização para padres casados deve ser um dos principais assuntos do Sínodo dos bispos sobre a Amazônia que vai ocorrer em outubro de 2019 em Roma

 

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


− 2 = seis

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>