Parceria Público Privada garante construção de Presídio Feminino em Patos
secretário wagner dorta

Parceria Público Privada garante construção de Presídio Feminino em Patos

A cidade de Patos vai ganhar uma nova estrutura para a Penitenciária Regional Feminina. Lei publicada no Diário Oficial, na edição do último sábado (10), trata sobre a permuta de um imóvel do Estado onde hoje funciona o Presídio Padrão, por um imóvel de propriedade da Fundação Francisco Mascarenhas, entidade educacional de ensino superior, mantenedora das Faculdades Integradas de Patos.

De acordo com a lei, a Fundação fica responsável pela construção de um novo Presídio Feminino para a cidade, nos moldes estabelecidos no projeto arquitetônico do Executivo estadual, com capacidade para 112 (cento e doze) vagas, além de repassar a quantia de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) para o Estado adquirir equipamentos para o funcionamento e realizar a modernização do novo presídio ou outro órgão público estadual.

presídio de patos

presídio de patos

O secretário de Administração penitenciária, Wagner Dorta, comentou o fato. “Essa permuta foi extremamente positiva para o Estado da Paraíba, em razão do presídio ser uma unidade extremamente antiga, com problemas estruturais e super lotada por conta do déficit de vagas, portanto é uma notícia que chega em boa hora porque o Estado da Paraíba, a sociedade patoense saem ganhando, primeiro porque é um projeto arrojado, que atende os padrões do Departamento Penitenciário Nacional (Depen)  e que certamente serão mais vagas abertas naquela localidade e a possibilidade de ressocialização será bem maior”.

 Outro ponto observado pelo gestor da pasta está relacionado com a questão geográfica do presídio e o ganho financeiro para o Estado. “A localização da unidade prisional será agora fora da região central da cidade, o que de certa forma também facilita o processo de segurança dentro e fora da unidade e também devemos levar em consideração o aspecto financeiro, uma vez que o Estado não arcará com a construção do novo prédio, que como todos nós sabemos, requer uma demanda muito grande de recursos, então realmente é vantajoso para o Estado e sociedade”. Concluiu.

 Os dois imóveis foram devidamente avaliados pela Comissão de Avaliação da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan). 

Compartilhar...Share on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


2 − = um

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>