Pela quinta vez escuto o “Quinto” de António Zambujo!

Escuto António Zambujo. O “Quinto”. Esse é o nome do Cd. Nem precisava dizer o porquê do nome. Mas digo: é o quinto Cd dele.  Um presente do amigo/irmão Gil de Rosa.

 Lá fora os pássaros cantam.  Pausa. Dentro de mim faz silêncio. Muito. Escuto o fadista. Sinto o quão bom é ele cantando.  O Fado é leve! A voz de Zambujo passeia por ele sem deixar rastros. Leve.

Não assisti a um show de Zambujo. Nenhum. Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Chico Buarque  e outros assistiram. São fãs também. Zambujo não canta apenas Fado. Passeia também pela Bossa Nova e pelo Jazz. Mas ninguém precisa ser um craque  nessa área para sentir que  passeia nesses – no Jazz e Bossa NOVA – com a elegância de um mestre-sala. O seu – dele -cantar alentejano é diferente. Único.

Ele confessa ser fã de Amália Rodrigues. Ora, quem aprendeu a cantar e gostar de Fado sem ouvir e tornar-se fã de Amália Rodrigues? Escuto. A banda – banda? – que lhe acompanha é excelente. Não poderia deixar de ser. Mas o melhor é ouvi-lo com o seu violão. Apenas. Embora sabendo que a sua – dele – voz é que sustenta o artista.

 Não sou versado em Fados e cantores dele, isto é, de Fado. Mas duvido que hoje exista uma voz melhor que a de António Zambujo para representá-lo. Ser a sua – do Fado – melhor referência. Zambujo sabe dosar a tristeza e o romantismo. A saudade. Esses sentimentos que o Fado carrega consigo.  Pausa. Não consigo ouvir um Fado sem lembrar Portugal. Um fado? Um destino?

 Escuto Zambujo cantando “Apelo” de Baden e Vinicius sobre a melodia de um Fado de verdade. Um dos mais bonitos. O “Fado perseguição” de Carlos da M aia e Avelino de Souza. Escuto uma. Duas. Três vezes.  Cinco. a quinta vez. Por aí.  O fado não cansa. Não me cansa. Mesmo sendo um “fado triste”. Triste como todos os Fados.

Escuto Fado. Escuto António Zambujo.

Compartilhar...Share on FacebookTweet about this on Twitter

Um comentário

  1. Gilberto Nascimento

    Saudades de você, meu amigo!!! Esse silêncio já demorou mais que o necessário.
    Nesses dias estarei indo a Sampa rever e abraçar meu filho/nora e amigos. Vou aproveitar para tratar dos arranjos de “Flores nada mais”, “Os meninos de Penha e Lili” e outras tantas que você ainda não conhece.

    Já que lembrou Zambujo, entre no Youtube e veja/escute uma das coisas mais lindas que me apresentaram ultimamente, nesse tempos de “Safadão” e tantas outra porcarias que eles insistem em nos fazer engolir, Trata-se da cantora portuguesa MARIZA, ela é demais.

    Abraços fraternal, Gil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


oito − 7 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>