Produtores de ovelha da Serra da Estrela recebem 34 euros por animal

Produtores de ovelha da Serra da Estrela recebem 34 euros por animal

Esclarecimento dado pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural surge na sequência de uma pergunta parlamentar.

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural esclarece esta segunda-feira, numa nota enviada à comunicação social, que os produtores de ovelhas da Serra da Estrela recebem uma ajuda de 34 euros por animal para apoiar a produção e o melhoramento da raça.

Destes 34 euros, acrescenta a tutela, 19 euros por animal no âmbito do I Pilar da PAC e, “precisamente por se tratar de uma raça autóctone, a ovelha bordaleira recebe mais 15 euros no âmbito do II Pilar da PAC (desenvolvimento rural)”.

Por outro lado, refere ainda a nota, a ANCOSE (Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela) tem curso um projeto apoiado pelo Ministério da Agricultura para melhoramento genético e proteção da raça.

“Trata-se de um projeto ao qual foram atribuídos 1.672.188.00 euros a fundo perdido. Estando o projeto no seu último ano de execução, a ANCOSE executou apenas uma parte do montante disponível, tendo 1.010.020.00 a aguardar comprovativos de despesa no IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas”, pode ler-se.

A nota de esclarecimento da tutela surge na sequência de uma pergunta parlamentar dirigida ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural pelo deputado Santinho Pacheco sobre se o Governo está disponível para, em conjunto com a ANCOSE, “estudar um programa de defesa e salvaguarda da ovelha bordaleira da Serra da Estrela” e sobre se o Governo poderá apoiar a instalação de centros de recria de borregas, para estas serem disponibilizadas para melhoramento animal, “como forma de garantir o leite indispensável ao fabrico do queijo Serra da Estrela”.

 

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


5 + = sete

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>