Quando já não me indignar, terei começado a envelhecer*

“Ao envelhecer, parei de escutar o que as pessoas dizem. Agora só presto atenção ao que elas fazem”

O cara que disse isso? Andrew Carnegie. No entanto, assim como alguns podem pensar, esse cara não era um escritor. Nem Roberto Carlos.  Era um sujeito q como muitos que enriqueceram ilicitamente. Por que ilicitamente? Ora bolas!  Toda fortuna é desonesta.aniversario todos

Ontem, dia 22 de outubro, fiquei mais jovem um ano. Sou assim mesmo. Conto os anos de lá para cá. Ficou meio assim? Explico melhor: as minhas contadas(sic), em se tratando de idade, são como aquela para subida de um foguete. Sabem como é, não? 10, 9, 8… Um dia, esse que espero estar ainda distante, volto ao zero, a terra, ao pó. Se isso é bíblico? Não. No meu caso, acreditem, é matemática.

Mas, como dizia, ontem fiquei mais jovem. Sempre fico assim quando estou ao lado das pessoas que gosto. Amo. Nesse dia,22 de outubro, esse que faço questão de repetir à exaustão, aniversariei. Se doeu a passagem de mais um ano nesta vida Severina? Bem, se doeu, fiz o possível para que não vissem a dor no meu rosto doendo. O possível.

aniversario boloMesmo assim, achando que ninguém estava perto, não tinha alguém gravando e pedindo para que eu sorrisse, essa dor que ainda hoje me acompanha pôs o pé no seu – do sorriso – caminho.  Entretanto, confesso que valeu. É assim como disse um dia o poeta de Itabira: “Nunca tive pretensão a nada na vida, nunca pretendi ser rico ou poderoso E NEM MESMO FELIZ. Na medida do possível, acho que vivi uma vida tranquila. Posso ter errado muitas vezes, mas valeu a pena. Foi bom.”.

Se está sendo bom para mim? Apesare das muitas topadas de dor que dei no caminho desse dia, para chegar até ele, muitas e todas doídas de abalar qualquer coração, acho que ainda está valendo. Muito? Ai já são outros quinhentos. Mesmo assim, obrigado pela oportunidade de aniversaria, ficar mais jovem ao lado dos meus.

 

*André Gide

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


+ seis = 14

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>