Sesc Partituras faz Concerto com Maestro Chiquito
Maestro Chiquito

Sesc Partituras faz Concerto com Maestro Chiquito

Projeto Sesc Partituras tem como objetivo preservar, difundir e democratizar o acesso ao patrimônio musical brasileiro. No sábado dia 08 de abril de 2017, o SESC Partituras leva ao público as composições do Maestro Chiquito. O concerto que tem entrada gratuita acontece, às 20h, na sala de Concertos Radegundes Feitosa- UFPB João Pessoa-PB, conta com um repertório vasto, diversificado e agradável. Além do concerto a proposta é disponibilizar a todos os interessados um sistema de catalogação e busca coerente com as reais necessidades dos músicos e pesquisadores, o que inclui  consulta ao catálogo com suas informações, a visualização e audição de cada partitura.

Sesc Partituras é uma biblioteca virtual de música composta por um acervo de partituras digitais, obras transcritas através de programas de editoração musical. Todas as obras apresentadas neste concerto tem suas partituras disponibilizadas integralmente na página www.sesc.com.br/sescpartituras.  O concerto contará com a participação do TRIO DE CONTRABAIXOS, SEXTETO TABAJARA e ORQUESTRA SEDEC, todos sob a regência do maestro Chiquito.

Maestro Chiquito

Nascido no ano de 1953, natural de Santa Luzia a cerca de 270 km da capital João Pessoa. Esta cidade tinha a música por tradição, pois contava com a banda 23 de maio fundada ainda no séc. XIX, esta, considerada um berço de formação de talentos musicais. Seus primeiros contatos com seu sonho artístico se deram ao frequentar espetáculos circenses. Em sua caminhada musical e artística fundou bandas de música de colégios e participou de bandas baile, além de integrar a tradicional Banda 23 de maio. Iniciou sua carreira acadêmica em 1981 iniciando o curso de bacharelado em música na Universidade Federal da Paraíba, escolheu o trompete como instrumento para sua profissão.

Em João Pessoa, tocou na Banda 5 de agosto e ingressou na orquestra Sinfônica da Paraíba, onde tem vínculo até hoje. Um dos maiores e mais longevos equipamentos culturais da Paraíba a Metalúrgica Filipéia foi fundada pelo próprio Maestro Chiquito em 1984. No formato de Big Band “Metalúrgica”  iniciou-se como um laboratório musical, composta por jovens músicos aprendizes que contaram com a ajuda e mediação do maestro Chiquito para a construção de suas habilidades musicais relacionadas à leitura e prática instrumental.

A Metalúrgica ainda hoje se encontra em atividade fazendo o belíssimo papel de difusão de talentosos músicos por todo Brasil. De 2005 a 2008 Santa Luzia acolheu como secretário de cultura o Maestro Chiquito, que prontamente retribuiu a cidade com seu respeito e esmero à música, favorecendo a cultura através de eventos culturais respeitando a tradição além de fortalecer o processo de educação musical.

Chiquito destacou-se ainda como arranjador produzindo uma gama de materiais com sua imensa criatividade que tinha a sua marca, sobretudo para as festividades do carnaval e São João criando arranjos para frevos, forrós e outros ritmos regionais. Hoje é coordenador do Coro Sinfônico da Paraíba.

 Rosanna Chaves

Coordenação de música SESC

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


− 5 = quatro

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>