Um Machado muito bem afiado nas ironias…

Um Machado muito bem afiado nas ironias…

“A Lei da semeadura nos ensina que tudo que plantarmos, iremos colher. Seja de bom ou de ruim. Portanto, não faça esperando que as pessoas te devolvam. Faça sabendo que você tomou uma atitude boa e correta”.

 

A ironia é uma de suas famosas marcas. Uma das mais fortes. Marcante mesmo.   Eu gosto delas que me enrosco.Dia desses, não faz muito tempo, estive com a Rosa na Rua do Bruxo. Cosme Velho. A pressa e a cabeça, porém, pensando em outras coisas, todas também muito boas, dessa vez não fomos à casa onde o Bruxo morou.

Mas, como dizia, a ironia machadiana é fenomenal.  Arretada!  O interessante é que olhando para a sua cara, sempre sério, ares assim de que comeu e não gostou, fica difícil imaginar que o fundador e primeiro presidente da ABL, essa onde dessa vez não esquecemos de visitar, era dono de uma presença de espírito de matar de inveja o sempre espirituoso enquanto morava por aqui e vestia essa roupa que ainda visto Franklin Pereira.

Machado de Assis era de uma ironia arretada.  Repito.  Arretada e fina. Isso mesmo: nada de grossura em suas sacadas geniais. Entre essas sacadas,  uma muito divulgada por aí e agora me servindo de lembrança para espalhar, depois de muitos dias, essas mal-traçadas neste intenético espaço, é sua tirada de azulejo “A ingratidão é um direito do que não se deve fazer uso”.  Mas, convenhamos, essa aí não tem nada de ironia. É soco direto capaz levar qualquer um a nocaute. Ingrato ou não. Confesso que gosto um bocado dessa.

Mas, como cada cabeça é um mundo nesse mundo cheio de ingratidão e cabeças vazias, sempre preferi aquela outra em que ele diz “Não te irrites se te pagarem mal um benefício: antes cair das nuvens que de um terceiro andar”! 

Ironia? Tem. Meio enigmática. Mas a cara do Bruxo do Cosme Velho.

Acordem, pois, os dorminhocos! A ingratidão é uma pantera! Formidável (horrorosa)! Entretanto, se duvidam, perguntem ao dono dessa horrível descoberta.

Em tempo: escrevo aos pedaços…

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


oito + = 16

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>