GERALDO aniversaria! Parabéns a ele e ao VANDRÉ

GERALDO aniversaria! Parabéns a ele e ao VANDRÉ

Geraldo Vandré está aniversariando. Hoje, o compositor de Disparada e outras inesquecíveis composições da MPB, está fazendo 88 anos. Uma vida? Mais que isso: uma história.

GERALDO VANDRE FRASE

Aqui, fora da minha ilha cercada de livros e discos e  filmes por todos os lados, reflito e  espalho pedaços da vida desse artista que para muitos viveu entre a loucura é a lucidez. Pausa.  Essa não é a minha opinião.   

O  aniversariante é esse de quem estou falando aqui. Os “pedaços”  dele nos ajudam a conhecer melhor o artista Vandré  e homem Geraldo Pedrosa de Araújo Dias.  Para muitos Vandré  é um “mito” . Pausa.  Mas não confundam, por favor, ele com esses ” mitos” fabricado às presas pela necessidade de heróis. 

Parabenizo o homem e artista.

Nilce Trajan, uma de suas muitas companheiras, com ele casada no comecinho do fatídico ano de 1964, descreve o artista como um companheiro que “gostava de comer um pedaço de goiabada, praia e mar, vestir-se bem esporte, e lembrar a sua infância em Tambaú, uma praia próxima de João pessoa. Adorava as coisas do Nordeste, mesmo tendo se adaptado bem ao Rio e São Paulo”.

Ainda fora da minha ilha,  só  lembranças   sigo pescando as lembranças escritas sobre o aniversariante. E o seu encontro com Chico Buarque? Eu conto.

Esse se deu através da composição Sonho de um carnaval, do compositor carioca. Chico tinha apenas 20 anos, e o encontro foi na casa do maestro Erlon Chaves. Pauso. Tão lembrados dele? É aquele  mesmo  da Banda Veneno e o seu “Eu quero é mocotó”.

Foi assim.

Chico mostrou o samba para Vandré, e ele aceitou defendê-lo. Era o 1º Festival Nacional da MPB, realizado na TV Excelsior, em 1965.   Mas foi  o Arrastão do Edu Logo e Vinícius de Moraes a vencedora. Vandré foi direto: “ O Chico não ganhou porque eu cantei mal”.

Depois, em se tratando de “canto”, ele melhoraria muito.

E Disparada ?  Essa que para este MB, ao lado de Domingo no parque do Gilberto Gil forma uma tabelinha em qualidade melhor que aquela dentro de campo entre Pelé e Coutinho? Essas  que estão entre as dez maiores já escritas no criativo universo da MPB?

Segundo Hilton Acioli, seu parceiro em Ventania e outras composições do seu LP Canto Geral, como O plantador, João e Maria e Guerrilheira, contado pelo Vitor Nuzzi no seu livro Geraldo Vandré: uma canção interrompida, Disparada  foi composta numa viagem de carro entre Catanduva e São Paulo.  Ali rascunhou a letra. Vitor, viajando   no banco de trás do fusca de Vandré, dirigido por ele, conta detalhes 

Ele ia pedindo, meio afobado, emocionando, até mandando… o Ayrto Moreira, que no banco do carona viajava, anotava a letra”.

Tá bom.

Depois, ainda comemorando o aniversário desse por muitos considerado o nosso ” último dos mitos” , conto mais.

Compartilhar...Share on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


− três = 0

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>