UMA DESCOBERTA DE CABRAL ? SAI DESSA, PEDRO!

UMA DESCOBERTA DE CABRAL ? SAI DESSA, PEDRO!

                              descobrimentodobrasilDesde o dia 22 de abril, dias depois da mentira do dia 1º de Abril,  vinha  pensando em dizer alguma coisa sobre o “grande”      navegador  português, Pedro Álvares Cabral, segundo alguns inventores de histórias, descobridor deste Verde-amarelo. Uma História que há muito merece ser contada em detalhes. E todos verdadeiros.

A História do Brasil, essa contada por Dona Iolanda, a minha primeira e querida professora, era tão bonita e cheia de suspense,  capaz mesmo de superar a Odisseia de Homero,  que nós meninos-Jaguaribe tínhamos a impressão de que ela tirava daquele livrinho bonito  onde todas as histórias começavam por “era uma vez”.

E tinha mais: ela contava que o “grande” descobridor foi o primeiro a sair de sua terra natal  somente para antes do Natal descobrir a nossa. Meu Deus! Nunca em tempo algum Dona Iolanda dissera que o nosso país não teve nada de acaso nessa sua espetacular descoberta. Ora, smente  anos depois,  taludinhos,  é que   viríamos saber   que todo mundo já sabia das coisas que por aqui existiam e o que se poderia lucrar com essas coisas.

Ora, todo mundo sabia que Pedro  pouco ou quase nada sabia de navegação. Era assim, guardadas as proporções, um quase pescador que se orienta pela lua,  e que por a  lua ser responsável pelas marés   trará o seu barco pelo mesmo caminho que o levou. Agora, sem precisar nada mais explicar, vem a verdade verdadeira, como diria aquela repórter da nossa Globo tupiniquim.

Apesar de tudo o que é dito nas escolas, mais de 90% dos historiadores especializados no descobrimento do Brasil concordam e atestam que quem descobriu o Brasil foi o português Duarte Pacheco, em 1498, isso claro, sem considerar a chegada de outros povos que desembarcaram no Brasil muito antes dos portugueses.

No documento intitulado Esmeraldo de Situ Orbis que passou vários séculos escondido e que começou a ser estudado no século 19 afirma que o descobridor do Brasil foi Duarte Pacheco. Segundo os historiadores, Cabral teria apenas tomado posse, 2 anos depois, das terras descoberta por Pacheco.

Compartilhar...Share on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


oito − 1 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>