Viver é Correr Perigo ? Eu Aceito Esse Risco!

Viver é Correr Perigo ? Eu Aceito Esse Risco!

Guimaraes Rosa, nesse exato momento sob esses meus olhos curiosos, perscrutadores, dizia que viver é muito perigoso., e aprender a viver é o que é viver mesmo. Tem mais: é  uma travessia perigosa, “mas é a vida”, concluía.

Entre os muitos que falam na vida e dizem viver essa vida, a única, pois não acredito em outra nem ninguém me fará acreditar, esse puto escritor foi quem chegou mais perto do que penso e acho – não tenho achado muita coisa – dessa vida única que vivo. Perigosa. Mas viver é correr perigo.

Entretanto, apesar de tantas chamadas de atenção, da veemência como que ele, Guimarães Rosa, fala da vida e nos chama e nos adverte para o perigo que é viver, nunca temi correr perigo por escolher viver a vida que vivo. Ora, se temo em viver, não mereço a vida que tenho!

Sou um tipo, porém, de não apostar a vida nem na vida. Medo de perder? Nunca! É que acho que a vida, pelo menos essa que levo sem medo de levar nem de viver, não merece ser posta em jogo. Nunca! Apostar a vida? Nunca! Nem apostar na vida!

Se vocês não sabem, confesso agora: não sou de apostar. Nunca fui! Detesto jogos! Detesto! Mas não falo desse jogo gostoso entre duas pessoas que nada apostam, porque sabem que esse jogo somente acontece dentro delas. Em síntese: não sou de apostar nada!

Não aposto nem que passarei esse dia que começa levado pela sensação da consciência tranquila que sempre carreguei comigo. Apostar? Nunca! Vivo! Vivo e sei do perigo que existe nessa minha maneira de viver. Sei do perigo em cada esquina, do buraco que pode existir entre um passo e outro, mas, nem por isso mesmo, vou deixar de caminhar!

O perigo existe. Eu sei e vocês sabem. Todos os dias, mesmo sem um fio de Ariadne para nos guiar, temos que encontrar o caminho de volta para casa depois de mais uma Odisseia. Temos que aproveitar o vento que levará o nosso navio de volta a nossa ilha de Ítaca! Enfim, se viver é correr perigo, aceito esse perigo de peito aberto: vivo!

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


8 − = três

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>