Volta às aulas: como montar a lancheira ideal para as crianças

Volta às aulas: como montar a lancheira ideal para as crianças

Muito mais que material escolar, é importante pensar nas refeições dos pequenos

 

Está chegando a hora de voltar às aulas e a lista de tarefas a resolver dos papais e das mamães é imensa. Comprar material escolar, organizar os novos horários e, não dá para esquecer, de preparar o coração para deixar o pequeno na escolinha. Nessa correria, a alimentação equilibrada das crianças deve ser prioridade. Por isso, dicas sobre quais alimentos oferecer e como armazenar são bem-vindas.

A recomendação dos nutricionistas para se manter uma alimentação equilibrada, seguindo a pirâmide alimentar, é compor uma refeição com todos os grupos alimentares: energéticos, reguladores e construtores.

O primeiro é composto por carboidratos, responsáveis por dar energia aos pequenos. Os reguladores são as hortaliças e frutas, que auxiliam em diversas funções do organismo. Por fim, os construtores são as proteínas, presentes nas carnes, ovos, leites e derivados.

Compor um lanchinho completo é o mais importante. No grupo do construtor pode ser dado um pãozinho, recheado com queijo. Para finalizar, é só complementar com fruta e sucos naturais, que são reguladores. Segundo a nutricionista do Grupo São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, uma dica muito importante é evitar repetições constantes de um alimento na mesma semana, para que a criança não enjoe facilmente.

A especialista alerta ainda sobre o cuidado com alimentos que necessitam de refrigeração, como iogurtes e frios, pois podem estragar se mantidos fora de temperatura. Para isso, uma lancheira térmica é mais adequada, já que normalmente esses alimentos representam a porção proteica que é importante na alimentação. Sendo assim, os pais precisam estar atentos à qualidade dos produtos, que devem garantir a segurança para os pequenos.

 

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


4 + = oito

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>