ária, arianismo e o ariano suassuna

ária, arianismo e o ariano suassuna

ano novo, sala nova. novos colegas e pensamentos novos. ela me fala que a vontade sempre teve. porém – eu acrescento “ai porém”, lembrando o belo samba do paulinho da viola – nunca frequentou uma universidade.  nada demais. seria bom.  respondo. mas a vida também acontece por aqui. e nem é preciso ter lenço e documento. seria bom. repito. 

ela muda de assunto e me pergunta – viu em cima da minha mesa, o livro em que dom pedro dinis ferreira-quaderna conta umas histórias arretadas de boas – se eu conheço o autor.  dom pedro dinis? não.  o outro. o ariano? ela assenta com a cabeça.

não conheci como um dia conheci o joão do vale e jurandy moura. o segundo um taperoense como ele gostaria de ter sido e não foi.  ela diz que não sabia. também – não sabia – que o ariano de quem estávamos falando se referia aos “árias”. pausa. “árias”?!

 o silêncio dela pede o auxílio luxuoso de uma explicação.  ária é uma região localizada ao leste da antiga pérsia. tá explicado? estava. ária também é o mesmo que nobre. acrescento. uma casta superior. pausa. casta? deixo para depois.

mas o  que o “ariano” tem a ver com o “arianismo”?

as perguntas começam a embaralhar as respostas. são muitas. arianismo é a seita de ário.  olhar espantado. quem? o herege ário.  herege? ário? 

tudo bem. ário era um cara que nunca aceitou nem acreditou no dogma – ????? – da santíssima trindade.  fico por aqui. esforço-me para dar um basta no quase monólogo.

todas às vezes que assistia a um filme sobre a segunda guerra mundial, onde os alemães estavam presentes, ouvia falar em “arianos”. alguma coisa com o ariano suassuna? nenhuma.  sorrimos.

é que os “galegos” de caras assustadoras – falo depois dos sorrisos recolhidos – , muitos sacanas e outros sacanas ainda mais, matando e torturando num sádico prazer, assim se intitulavam, julgando-se melhores que a gente e mundo inteiro de gente até aqui cheio deles.

encerro o papo.  estou de saco cheio dessa gente. saco cheio e meio. pausa.onde fica mesmo a cordinha de puxar a descarga?

lauro humberto e paulo boa muito ariano

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


7 − um =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>