Wellington Pereira sobre a foto de Antonio David

Wellington Pereira sobre a foto de Antonio David

Todas as vezes que ela via essa sua abertura característica franzia – que palavrinha, hein? – o cenho.  Depois relaxava. Pois  sabia ser  essa  uma de suas áreas de estudo preferidas: a epistemologia.Mas e aí?  Perguntava.

Nunca pensei em trocar em miúdos o que essa palavrinha – um palavrão, na verdade – significava. Ela desconhecia. Mas com o passar do tempo foi “pegando o jeito da coisa”.

Epistemologia é a mesma coisa que Teoria do Conhecimento?

Deu uma pesquisada. Isso mesmo, respondi. Assim como quase tudo nosso vem do grego, essa do grego também vem. Episteme é conhecimento. E  logia ela sabia. Estudo? Isso! Trocando em miúdos – ficou craque – a epistemologia se ocupa do estudo do conhecimento humano como um todo. Estava satisfeita.  Eu também.

O “rascunho epistemológico”  ficou como uma lembrança muito forte do meu velho amigo e professor Wellington Pereira. Um intelectual que não saía por aí “posando” como o intelectual que realmente  era. Um defeito de muitos que  mesmo não sendo um  intelectual, sai por aí posando como tal. 

Wellington era de uma educação e generosidade e elegância ímpares. Uma humildade de um verdadeiro frasciscano.  Um mestre no universo jornalístico. Pausa. Não somente nesse. Estaria simplificando.   Wellington Pereira  era mais. Muito mais. 

 Mas, afnal,  por que toda essa lembrança do professor e amigo que trocou de roupa e se mudou para outra cidade nos últimos dias,  maís uma vítima desse mal que veio da China? Serei mais breve que o inesperado da surpresa: essa foto aí do excelente Antonio David.

O Feici me lembra que o mestre Antonio David a expôs nesse espaço há exatamente…. Quatro anos! E esse bom amigo e observador perspicaz, lançando  o seu olhar poético –  poeta cada vez mais inspirado –  sobre a poética foto de Antonio David,  não  se conteve… leiam!

O meu amigo era um pensador apurado! Profundo! Um filósofo! 

Saudades do amigo.

 

FB_IMG_1616577150497

Rascunho epistemológico

O grande David, como na Tentação de Santo Antonio de Flaubert, diante dos pequenos golias seduzidos por sua teologia icônica.

Ps. Foto do Genial Antonio David (Coreto do Pavilhão do Chá – João Pessoa – Paraíba)

(24/03/2017)

 

 

Compartilhar...Share on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


+ 3 = onze

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>