Mas presentear com um bichinho de estimação, seja adotado ou comprado, requer cuidados
Além do afeto e da companhia, os pets também contribuem para ensinar respeito à vida, cuidado e solidariedade às crianças. Mas presentear com um bichinho de estimação, seja adotado ou comprado, requer cuidados. Por isso, é recomendável uma posse responsável, para evitar abandonos e maus-tratos.
“A decisão de ter um bichinho deve ser bem pensada. É importante avaliar tanto as características dele como a faixa etária da criança, a disponibilidade de tempo para dar atenção e cuidados e o ambiente onde ele vai viver”, afirma a veterinária Karla Marques.
Veja a seguir, dicas na hora de escolher o pet ideal para a garotada.
Cães
– Dócil, brincalhão e de porte pequeno, o shith tzu, por exemplo, é indicado para crianças pequenas, de até 2 anos. Nessa faixa etária, o ideal são raças pequenas, mas não as minis, por causa da fragilidade.
– Se a criança for um pouco maior, é possível pensar em raças maiores como buldogue francês e o pastor de shetland. Além de brincalhões e companheiros, eles latem pouco, mas costumam ter bastante energia para interagir com a garotada.
– Para maiores de 12 anos, os retrievers são uma boa opção: dóceis e amorosos, eles adoram brincar, mas precisam de espaço para viver.
Gatos
– Mais independentes, eles se adaptam melhor às horas em que os donos estão fora de casa, porque dormem mais de dez horas por dia. Mas também precisam de atenção e cuidados e são muito companheiros. Na casa, é importante incluir arranhadores e rede nas janelas.
Hamsters
– Como são menores e frágeis, acabam passando a maior parte do tempo na gaiola. São recomendados para crianças maiores de cinco anos, por causa dos cuidados no manejo.
Twister
– Esses ratinhos adoram carinho e se afeiçoam ao dono. São tão inteligentes que podem ser educados como se fossem cães. Também são indicados a crianças acima de cinco anos.
Coelhos
– São bons companheiros, amáveis e independentes. Práticos, limpos, silenciosos, eles aprendem a fazer as necessidades na caixinha e não precisam de muito espaço para viver, sendo uma ótima opção para quem mora em apartamento pequeno. Por serem pequenos, o ideal e para crianças acima de 5 anos.
Porquinho da índia
– São animais crepusculares, costumam ser mais ativos no fim do dia para noite. São bastante comunicativos e assustados, mas se acostumam com seus donos e gostam de carinho.
Peixe
– Os bettas são resistentes e podem ser uma boa escolha para quem está começando. Com cera de 6,3 cm de comprimento, precisam de um aquário de tamanho adequado, com filtros, plantas e decoração.
Calopsita
– É uma ave inteligente e calma quando acostumada a ter contato com pessoas desde filhote. Pode ser ensinada a obedecer comandos e adora carinhos, brinquedinhos e petiscos. Ela pode ficar solta no ambiente, desde que tenha supervisão.