EU MORRENDO EM SONHO ?! SOU MUITO VIVO PARA ISSO!

EU MORRENDO EM SONHO ?! SOU MUITO VIVO PARA ISSO!

A minha mãe sabia interpretar todos os sonhos dos filhos. Não escapava um. E ninguém melhor do que ela para fazer os filhos acreditarem que os sonhos por eles sonhados não passavam de besteiras. E que só traziam visões de um belo futuro. Nada de ruim. Nada de pesadelos.

A pessoa sonhar morrendo, por exemplo, Dona Chiquinha era rápida no gatilho das interpretações: “Ora, outra besteira! Significa que você ainda vai viver muitos anos! E muitos arco-íris e pôr-do-sol ainda existirão porque serão vistos pelos seus olhos!”

Não me lembro um só dia, menino-Jaguaribe e agora adulto, mas Jaguaribe ainda, que tenha sonhado morrendo. Por outro lado, esse dos muitos anos de vida que segundo a minha mãe eu teria pela frente – anos de vida “por trás” seria cômico e trágico -,   certa vez uma pessoa muito próxima dissera ter sonhado com este Malabarista de Palavras morrendo.

E agora ?! Nenhuma preocupação! A interpretação de Dona Chiquinha supera qualquer sonho em que este bom sujeito – sem cabotinismo – troca de roupa e vai morar noutra cidade.

Lembro-me ainda que dia perguntei a Dona Chiquinha o que era mesmo essa “coisa de sonho” e porque a gente sonhava. Ela não demorou para responder que sonhar era o natural de “todo mundo”. Todo mundo? Obtemperei, quer dizer que os animais irracionais também sonham? Ela foi curta, mas nunca grossa: “Todo mundo, meu filho”. Não disse assim como o Magri que “cachorro também é gente”. Entendi.

Mas, afinal, por que esse papo de sonho e “sonhar morrendo” numa terça-feira que se anuncia somente boas novas? Sem demora, assim como a minha mãe que era rápida no “gatilho dos sonhos”, repondo que se deve ao fato de uma colega de trabalho ter sonhado com este Malabarista de Palavras “Mortinho da Silva” não, “Mortinho de Almeida”!  E, vendo-me vivo e muito vivo, pediu-me o significado dessa minha “morte em sonho”.

Simples, fui sem complicar, como Dona Chiquinha que nunca complicava. Significa “muitos anos” de vida que esse morto que sou em sonho terá pela frente. Ora, para trás já foi vivido! Pois bem.  Também significa o medo que tens de perder este amigo. Lasquei ou não ?!

Respondi à queima-roupa, para, em seguida, correr para o Dicionário dos Sonhos.  Embora sabendo que Dona Chiquinha, mesmo antes de sua publicação, tudo sobre sonhos ela sabia.  E não é que estava lá, endossando a interpretação materna?

- “Se você sonha com a morte de alguém que está perto de você, então esse sonho mostra o medo que você tem de perder essa pessoa em particular. A morte também pode indicar os fatores de alguma pessoa que você deseja implantar em si mesmo, porque você adora “.

Meu Deus! No segundo caso, conforme o dicionário dos sonhadores, podemos traduzir como “simplesmente inveja” que o sujeito que sonhou com a sua morte sente de você! No caso primeiro, porém, mais claro não poderia ser, se ela, minha colega de trabalho, perde este escriba, Ave Maria!, estará perdida!

Agora, sabendo disso, sem dúvida nenhuma das interpretações de Dona Chiquinha, que sonhem com este escriba vestindo outra roupa e morando noutra cidade!  Ah, hoje é terça-feira ?! Pois bem. Ela vai encontrar-me Vivinho da Silva… Ora, nada disso: “Vivinho de Almeida”!

 

 

 

Compartilhar...Share on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


+ 5 = seis

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>