NADA DE PEDRO: ME CHAMEM DE HUMBERTO!

NADA DE PEDRO: ME CHAMEM DE HUMBERTO!

Ah, teutônico? São realmente poucos os que sabem o significado dessa palavra feia. Tudo bem, entrego os pontos: Teutônico é um adjetivo masculino oriundo do latim teutoni, referente ao Teutões, uma tribo germânica que ficou bastante conhecida a partir do século IV. Teutônico pode ser um sinônimo de germânicogótico e alemão.

Pronto. Não satisfeito, porém, fui saber mais sobre esse nome que hoje me dá nome e que pra mim se não tivesse esse nome acho que seria o mesmo. Pedro? Também concordo. Tanto que outro dia olhando-me no espelho, sem muito refletir, não me achei com cara de Pedro. Não seria Humberto se como Pedro tivesse sido batizado.

Mas como estava dizendo depois de desvendar os segredos daquela palavra feia, teutônico, descobri que dizem também que “Humberto” tem origem gaulesa . Agora lascou! Finalmente, sem esquecer que prefiro o Humberto nascido na Rua 12 de Outubro do meu bairro Jaguaribe, de onde vem mesmo esse Humberto que carrego comigo e o que ele significa?

 Ora, eis que de repente, como no poema antigo, descubro outro que diz: “Tem origem no germânico Hunberct, junção dos elementos huni que significa “gigante, força” e berth que quer dizer “brilhante, ilustre, famoso”, e significa “brilhante pela força, famoso pela força”.

 Mas, sinceramente, o que eu gostei mais de saber de Humberto foi dito  pelas palavras escritas de um estudioso do assunto,  que as principias características do sujeito chamado Humberto são “Es honesto, solidario y de buen  carácter. Le gusta saber todo lo que pasa a su alrededor y aprender siempre cosas nuevas”!

Taí, finalmente, depois de tanto leva e traz e outros que levam ou roubam acho que vou ficar com esse. Tudo a ver e a contar. Humberto, sem cabotinismo, pelo menos esse que eu conheço muito bem é tudo isso é mais um pouco. Ah, se um pouco disso ele ainda precisar.

Ufa! Não sabia que valia tanto com tão pouco tempo de uso! Então viva eu!

Compartilhar...Share on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


5 × quatro =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>