EVA E ADÃO? NÃO ERA UM NEM OUTRO!

EVA E ADÃO? NÃO ERA UM NEM OUTRO!

O papo ontem foi um daqueles anos antes “transatlântico” feito de madeira pelo Noé.  Voltamos a Adão e Eva, maçã, cobra e paraíso.   Nunca vi coisa mais chata do que falar nesses dois bíblicos personagens. Adão e Eva. Por mais que a gente insista em dizer para os cristãos – antes para os judeus – que esse casal foi apenas uma metáfora ou coisa parecida, esses descrentes, não acreditam. O papo foi por aí. Eu? Depois de muitos “foi, mas não foi”, disse o que para ser dito e nu… mais foi embora.

 Adão ou Adham, vejam aí, trocando em miúdos para os muitos que gostam da pegada (pegar é outra coisa) não passa de mais uma palavra para batizar o homem. Isto mesmo, acreditem. Adham é homem, cambada, homem!  O mais interessante, poucos sabem também, é que ela, a palavra, é usada como significado para muitos, isto é, multidão, povo, população, raça humana.  Tão chegando?  Tão. Tô sentindo.  

 Pela vez dela, isto é, de Eva, que muitos dizem ser originalmente o mesmo que “Hawna”, a palavra é derivada do hebraico “hayyim”, que significa… Mulher?  Não, não e não! Erraram. Significa “vida”! Sacaram? Pois bem. Trocando ainda mais em miúdos, fazendo assim para que nenhum trocado impeça o entendimento de vocês, isto é, dos meus dois leitores, Eva não era Eva e adão, como vocês acabaram de ler, não era Adão. Isto é, um casal formado (claro, claro) por um homem e uma mulher.

 Não conformado, fui procurar Gênesis, um amigo que se não era morador do meu bairro Jaguaribe não muito longe morava. Gênesis era apelidado carinhosamente  de “Nascimento”, E, para surpresa de alguns que leem estas mal-traçadas a caminho de Olinda e outros que continuam se guardando para o quando o carnaval chegar, no primeiro do seu livro, isto é, de Gênesis, nunca em tempo algum  alguém falou  na “criação” desse casal” E agora, hein “nascimento”?

Mas, sem medo de ser feliz, entre um beijo na taça gelada de vinho (daqui a pouco) e outro fui em frente e fiz essa descoberta que, para mim, naquele dia, foi uma bela e agradável surpresa: o casal aparecia sim, aparecia, que alegria!  Mas onde, 1berto, onde?  Calma, calma, calma! Aparecia no capítulo III do livro de Gênesis E, para  minha surpresa maior, o  surgia o homem, esse projeto de Deus ainda em construção, feito com o barro da terra em que pisava!

 

1 TEMPO: Tão gostando, não é? Mas fico por aqui. Em Olinda ou na volta, sem me perder, contarei mais. Mas o que dizem os meus dois leitores?

Compartilhar...Share on FacebookTweet about this on Twitter