A FÉ DE BOFF,  DE DARCY E A MINHA!

A FÉ DE BOFF, DE DARCY E A MINHA!

Para a igreja a fé é um conjunto de dogmas e doutrinas que constituem um culto. Em seu dicionário, mais direto, o Aurélio diz que fé é a primeira virtude teologal.  Uma coisa meio complicada, verdade, mas que vem a ser a adesão e anuência pessoal a Deus, seus desígnios e manifestações.

Mas não vamos entrar nessa discussão sobre o que é e o que deixa de ser fé, porque, sem dúvidas, passarei o resto dessas mal-traçadas procurando pelos em ovo de galinha. O que eu digo é que não sou um homem de muita fé. Fim de papo. Deu para entender? É pecado confessar isso? Ah, as outras virtudes teologais?  A esperança e a caridade.

Eu acreditar que botando fé e pisando no acelerador deixaria o inglês Lewis Hamiltonna poeira? Ledo Ivo engano! Se o Gilberto Gil acredita que andando com fé a fé não falha, então que fique ele lá com a fé dele. Comigo, não, fé para mim é acima de tudo luta, batalha.  

Eu ficar olhando para o céu, cheio de fé e esperança, esperando que o maná caia no meu prato assadinho e com pouco sal como costumo comer? Fala sério!

Se a memória não me falha, foi Paul Valéry quem disse um dia que ser otimista não é acreditar que o “amanhã seja melhor que o teu hoje”, mas “lutar” para que esse teu esperado amanhã seja melhor. E aí, onde é que a fé que procuro e não acho vai entrar nessa história?

Mas, pedindo calma com o andor que o santo quer saborear a paisagem, isso não quer dizer em nenhum momento que eu seja ateu.

Por fim, se como na bela canção de Lamartine Babo “Jesus não castiga o poeta que erra”, não posso deixar de acreditar no que confidenciou o Frei Leonardo Boff ao Darcy Ribeiro, em seu leito de morte: “Darcy, não seu preocupe com a fé, porque Deus não se incomoda com a fé…”

E, por isso mesmo, se o Darcy não tinha com que se preocupar, eu também não tenho. Enquanto eu puder continuar andando sem fé, mas crendo n’Ele, sei que Ele não me irá falhar!

 

Compartilhar...Share on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


+ cinco = 13

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>