rede Globo “tortura” Miriam Leitão para dizer “sim, nós apoiamos o golpe de 64″

Eu Plural: Nem tanto nem tão pouco. Não gosto de Miriam Leitão como comentarista. E gosto menos ainda do Bolsonaro como candidato. Falando ou calado.  Mas achei de uma sacanagem tremenda da rede Globo-bobo, naquele momento, obrigar – isso mesmo: “obrigar” – a sua colaboradora a ler tão pífia nota. Todos sabiam, ou quase todos, que a Globo há muito era sinônimo do golpe de 64. Há muito que ela, a rede Globo, foi réu e confessou: sim, nós apoiamos o golpe. Mas, naquele momento, obrigá-la a cumprir essa triste tarefa foi mesmo triste. Senti pena dela. Repito. Assisti assim entre a pena, essa confessada, e o desejo de ir ao banheiro. E a voz dela? O rosto? Sem dúvidas: isso também é tortura. – 1berto de almeida.

 

EIS A NOTA NA ÍNTEGRA

 

“Em relação às declarações do candidato Jair Bolsonaro sobre O Globo em 1964, o Grupo Globo emitiu a seguinte nota: ‘o candidato Jair Bolsonaro disse há pouco que Roberto Marinho, em editorial de 1984, afirmou que participava do que chamava de revolução de 64, identificado com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas. É fato, como todos os grandes jornais à época, com exceção do Última Hora. O Globo apoiou editorialmente o golpe com o objetivo reiterado de Roberto Marinho, 20 anos depois. O candidato Bolsonaro esqueceu-se, porém, de dizer que em 30 de agosto de 2013 O Globo publicou um editorial em que reconheceu que o apoio ao golpe de 64 foi um erro. Nele, o jornal disse não ter dúvidas de que o apoio pareceu, aos que dirigiam o jornal na época e viveram aquele momento, a atitude certa visando ao bem do país. E finaliza com essas palavras o editorial: ‘à luz da história, contudo, não há porque não reconhecer hoje, explicitamente, que o apoio foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editoriais no período, que decorreram desse desacerto original. A democracia é um valor absoluto e corre risco e ela só pode ser salva por si mesma’’. Uma boa noite e um bom fim de semana”.

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


8 + = nove

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>