Brasil perde status de país livre de sarampo após 10 mil casos em 1 ano

Brasil perde status de país livre de sarampo após 10 mil casos em 1 ano

Em janeiro de 2019, Amazonas, Roraima e Pará registraram surto da doença

 

Brasil perderá o certificado de erradicação do sarampo após registrar mais de 10,3 mil casos da doença entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2019. O último caso endêmico confirmado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) ocorreu em fevereiro, no Pará.

Nesta terça-feira (19), o Ministério da Saúde informou que está trabalhando para o controle da doença e para retomar o título nos próximos 12 meses.

Surto

Em janeiro de 2019, três estados do país registraram surto de sarampo: Amazonas, Roraima e Pará. De fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019, o país registrou 10.374 casos da doença. O pico ocorreu em julho de 2018, com 3.950 casos.

 

Com isso, o Brasil perderá a certificação de país livre da doença e iniciará o plano para retomar o título. O governo federal está desenvolvendo um pacote de ações para reverter a queda das taxas de vacinação.

 

Certificado

O critério estabelecido para a retirada do certificado de erradicação é a incidência de casos confirmados do mesmo vírus durante 12 meses.

Apesar de ter um modelo de vacinação considerado exemplar, a oferta de vacinas no SUS (Sistema Único de Saúde) não tem sido suficiente para garantir a taxa desejável de cobertura vacinal da população.

 

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


três − 1 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>