no Memorial da Resistência ou que Deus não me permita ali voltar

no Memorial da Resistência ou que Deus não me permita ali voltar

 O meu rosto na abertura do país. Melhor: na abertura de uma cela no Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo- DEOPS – SP.

Eles usavam um eufemismo para não chamá-la de “Casa da Tortura”.  Nada disso, diziam. O objetivo era prevenir e reprimir delitos considerados de ordem política e social contra a segurança do Estado.

O meu amigo  conhecedor da história, queria mostrar essa parte da história (triste história) ao escriba. O lugar é tétrico. Mesmo quem desconhece sua história, ali sente calafrios. Entra calado e calado sai. Somente respeito. Somente lamentos.

Entrei.

Os muitos brasileiros ali torturados parecem ainda gritar. E gritam! Não por socorro, mas para que não deixemos que esse triste episódio aconteça de novo. Não acontecerá. Não deixaremos

 Os espaços são mínimos para que os corpos daqueles homens “exercitassem a democracia”. O espaço, para o banho de sol, permitia apenas a entrada de poucos raios. Pausa. Raios que partam os sacanas que fizeram daqueles tempos os mais tristes do verde-amarelo.

 Controle, repressão e resistência. Muita tortura ali era tramada. Ou quando não, recebia aqueles que não se deixavam domesticar pelo regime do “eu mando, posso e se você assim não quiser temos armas – e apoio – para isso”.

Não gostei.

Confesso que não gostei.  Ninguém de bom-senso gostaria.  Só  os doente.  E temos muitos.  Infelizmente.  A memória do verde-amarelo é falha.

Saí dali e a memória trouxe essas cenas terríveis comigo. Precisamos melhorar a nossa história urgentemente. O povo nas ruas pode contribuir para isso. O Memorial da Resistência ficou na minha memória. Não resisti. Hoje é um quadro a gritar na sua – da memória – parede.

IMG-20230420-WA0030

 

Compartilhar...Share on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


dois × 7 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>